Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Exposições em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Hoje

Paginário no Mirante

Sinopse: A proposta provoca reações que não se pode imaginar, específicas em cada pessoa. O Paginário cria um fato novo no trajeto de cada pessoa, se inserindo num lugar não específico, entre artes visuais e artes literárias. ..... (mais)

Local: Mirante 9 de Julho (Paulista)

Data: Estreia hoje; até 5 de Março; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 22h

Preço: Grátis

Salão dos Artistas sem Galeria

Sinopse: A Zipper sedia o 8º "Salão dos Artistas sem Galeria", que nesta edição apresenta pinturas, fotografia, esculturas, vídeos e instalações de dez artistas selecionados pelo júri formado por Adriana Duarte, Paula Alzugaray e Rodrigo Editore. ..... (mais)

Local: Zipper Galeria (Paulista)

Data: Estreia hoje; até 4 de Março; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; Sábados, das 11h às 17h

Preço: Grátis

Visões Tipográficas

Livre.

Sinopse: O novo Grafiterritórios ZN, intitulado Visões Tipográficas, será realizado por dez artistas convidados pelos grafiteiros Biofa e Onesto. Serão eles: Dgoh, Goy, Luiz 83, Otito, Rats,Zéis, Apropriadamente, Credo, Fedos e Laura Guimarães. ..... (mais)

Local: SESC Santana (Norte)

Data: Estreia hoje; até 25 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, o dia todo

Preço: Grátis

A Casa

Sinopse: Vinícius de Morais, autor do poema A Casa, musicado ao lado de Toquinho em 1980, já falava da criação de um espaço que deveria ser o de um lar, mas que é repleto de estranhamento, de elementos faltantes, da própria ausência de praticidade esperada do ambiente doméstico. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 2 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Inventário: Arte Outra

Sinopse: A exposição, com 34 trabalhos recentes e inéditos (telas, objetos e vídeo) do artista visual paulista Gustavo von Ha, remete a uma visualidade inscrita a partir do segundo pós-guerra, entre os anos 1950 e 1960, comumente denominada abstração expressiva ou gestual, pintura de ação, informalismo ou pintura matérica. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 15 de Fevereiro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

48ª Anual de Arte Faap

Sinopse: Mostra com 33 obras produzidas por alunos nas mais variadas linguagens e selecionadas por uma comissão composta por especialistas da área. Há ainda uma sala especial com a participação de artistas convidados, que estiveram em residência artística na Cité des Arts, em Paris. ..... (mais)

Local: MAB-FAAP (Centro)

Data: até 12 de Fevereiro; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h

Preço: Grátis

A forma das ideias: design italiano do pós-guerra

Sinopse: Com peças provenientes da Coleção Fondazione Massimo e Sonia Cirulli, a mostra traz ao público paulistano 169 obras realizadas pelos mais reconhecidos artistas e designers italianos, entre eles Bruno Munari, Erberto Carboni, Lorenzo Castellaro e Gio Ponti. ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: até 5 de Fevereiro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 20h

Preço: Grátis

A mão do povo brasileiro, 1969/2016

Sinopse: A mão do povo brasileiro foi a mostra temporária inaugural do MASP na avenida Paulista em 1969, apresentando um vasto panorama da rica cultura material do Brasil — cerca de mil objetos, incluindo carrancas, ex-votos, tecidos, roupas, móveis, ferramentas, utensílios, maquinários, instrumentos musicais, adornos, brinquedos, objetos religiosos, pinturas e esculturas. ..... (mais)

Data: até 29 de Janeiro; Segunda, terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h; Quintas, das 10h às 20h

Preço: R$ 25,00

A mulher na Revolução de 32

Sinopse: A mulher na Revolução de 32 reúne, entre fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. ..... (mais)

Data: até 31 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 12h às 21h e domingos e feriados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

A “gran dama” das artes

Sinopse: Cercados por uma transição política, econômica e social que se desloca do nacionalismo de Vargas, passa pelo desenvolvimentismo de JK e compartilha dos primeiros momentos da Ditadura Militar, Yolanda Penteado, Francisco Assis Chateaubriand (Chatô) e Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo) tornam-se grandes mecenas, que se distinguem pela aliança entre arte moderna e capital internacional. ..... (mais)

Data: até 10 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 17h

Preço: Grátis

Acervo Sesc de Arte Brasileira

Livre.

Sinopse: O Sesc Interlagos possui em seu acervo nomes e obras expressivas das artes plásticas contemporâneas brasileiras, expostas permanentemente em suas dependências. ..... (mais)

Local: SESC Interlagos (Sul)

Data: até 30 de Dezembro; Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h (Áreas externas e Sede Social)

Preço: Grátis

Agostinho Batista de Freitas, São Paulo

Sinopse: A exposição reúne 74 trabalhos do artista paulista, dos anos 1950 até a década de 1990, marcando seu retorno ao MASP após mais de sessenta anos desde sua última grande exposição no Museu, em 1952. ..... (mais)

Data: até 9 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: R$ 30,00

Amostra Folhetaria - 2ª edição

Livre.

Sinopse: A mostra traz uma seleção de trabalhos produzidos durante o ano de 2016 no Ateliê Aberto e no Ateliê Público, ambos projetos desenvolvidos na Folhetaria do CCSP. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 12 de Março; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Anico Herskovits: Percurso Gráfico

Livre.

Sinopse: São 50 gravuras selecionadas e organizadas pela curadora Angélica de Moraes para oferecer ao público paulistano uma visão abrangente e enxuta da extensa e ininterrupta produção de quatro décadas da artista, conhecida por atualizar uma técnica tradicional. ..... (mais)

Data: até 28 de Fevereiro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis

Antonio Maia | Ex-voto, Alma e Raiz

Sinopse: Exposição inédita em São Paulo de trabalhos de Antonio Maia, artista que foi capa do primeiro Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas editado por Roberto Pontual em 1969, e é considerado um dos criadores da Brasilidade Moderna, junto a Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Rubem Valentim. ..... (mais)

Data: até 26 de Fevereiro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis