Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

V Festival de Contadores de Histórias
V Festival de Contadores de Histórias

V Festival de Contadores de Histórias

Contação de Histórias, Livre.

V Festival de Contadores de Histórias

Contação de Histórias, Livre.

Sinopse: Reunindo importantes nomes do gênero no país por meio de seu Programa Educativo, a quinta edição do Festival de Contadores de Histórias acontece agora, no mês dezembro. No total, serão 13 apresentações em que as crianças e adultos acompanharão narrativas lúdicas, interativas e divertidas.Entre os artistas participantes, estão nomes como Kiara Terra, Cris Miguel, Companhia Prosa dos Ventos, Dinah Feldman, Costurando Histórias e Sergio Serrano. Dando início ao festival, o CCBB Educativo realizará ainda uma Visita Teatralizada trazendo os segredos e as histórias dos detalhes arquitetônicos do edifício do CCBB, além de um cortejo musical.

Programação:

Dia 6 de dezembro


Histórias de Antanho – com Augusto Pessoa (RJ)- às 11h
No espetáculo são apresentados contos que permeiam o imaginário popular desde longa data. Mas não são histórias velhas. São narrativas populares que contam de forma irônica os mais variados sentimentos do homem: medo, inveja, valentia, esperteza, e muitos outros. Em “A rã e o Boi”, uma rã metida fica incomodada com a presença de um boi na sua lagoa. Ela quer ficar maior do que o boi. O que será que vai acontecer? Já em “João sem medo” conhecemos um rapaz que não tem medo de nada. Até que encontra uma casa mal assombrada. O que será que ele vai sentir?


Habiba – Contos Árabes – com Cris Miguel - às 12h
Habiba é uma contadora de histórias que sabe ler advinhas em tapetes persas. O público conhecerá a cultura árabe, seus cantos tradicionais, brincadeiras e histórias que falam de lutas pelos sonhos, de como vencer o medo e da igualdade entre as pessoas.


CCBB Educativo São Paulo convida Belo Horizonte e Brasília - às 13h
A atividade de Contação de Histórias faz parte da programação do CCBB Educativo de todas as capitais. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília trazem contos populares e autorais que dialogam com conceitos e temáticas da exposição em cartaz no CCBB local. No V Festival, o CCBB Educativo São Paulo convida os educadores de Belo Horizonte e Brasília para trazerem suas histórias e jeitos de narrar.

Histórias de “Por quês” – com Dinah Feldman - às 14h
Quando alguém pergunta “por quê?”, nem sempre o outro sabe responder. Houve um tempo em que as pessoas criavam sentidos e histórias para responder o que não tinha “saber”. A contadora de histórias Dinah Feldman apresenta-se acompanhada por Thiago França.


Ciranda de Tapetes – com Cia Costurando Histórias, com Daniela Fossaluza (RJ) - às 15h
Um espetáculo diferente em que as crianças são convidadas a ouvir lendas e contos e a brincar com personagens e cenários que enchem de cores e texturas o palco e a cena. No repertório estão as histórias “Strega Nona, a vovó feiticeira” (uma fábula italiana), “Monstros à brasileira” (compilação de lendas e mitos) e “Ciranda do Sapo Boi”.


O fio – com Marcela Carvalho (RJ) - às 16h
Uma velha a fiar, uma aranha fia a teia, a fiação de amores e aventuras. Marcela Carvalho traz emendados fios de contos, fios de trabalho, fios de vida.


Dia 7 de dezembro


Grupo do CCBB Educativo - às 10h e às 13h
Ao ouvir histórias, o público se transporta para outro universo, onde se transforma em parte da vida de um personagem e passa a ser alguém que não é no mundo cotidiano. Para vivenciar melhor essa experiência, a equipe do CCBB Educativo apresentará seis histórias lúdicas e repletas de fantasia:

Malasartes e a Sopa de Pedra

O chicote mágico

Os Pintores

Nasrudim

Malasartes e o Urubu

O Pintor do Céu

Cabeça de Vento – com Sergio Serrano - às 11h
Sergio Serrano estimula o público a participar da música que faz ao vivo. De uma maneira divertida e descontraída, as pessoas são levadas a acompanhar o artista. Num segundo momento, Sergio convida as crianças a participar de uma criação coletiva, sugerindo personagens e situações, enquanto ele desenha a história ao vivo! E finaliza contando a história de Cabeça de Vento, um menino muito imaginativo e avoado que passa por aventuras e desafios após a partida de sua querida avó, quando sai pelo mundo caminhando e aprendendo uma nova lição a cada passo de sua jornada. O espetáculo tem música ao vivo, teatro de sombras e o jeito palhaço de contar histórias e compartilhar alegria.

Couro de Piolho – com Companhia Prosa dos Ventos - às 12h
Três tarefas a serem realizadas. O vencedor ganha o coração da filha do rei. Será que surgirá um belo príncipe no destino da Princesa, ou o herói será um rapaz feio e desafinado? A Cia. Prosa dos Ventos traz a história Couro de Piolho com música e adereços.

Murucututu - a coruja grande da noite – com Kiara Terra - às 14h
Avó e Neta. A primeira tem experiências que a segunda ainda vai passar. A neta conhece os segredos da noite e com coragem sobrevoa a cidadela nas asas da temível coruja grande. Avó e sua neta, juntas, percebem seu vínculo de amor e cumplicidade. Uma história divertida, desafiadora e bela sobre ser avó e, principalmente, mãe e filha.

Contos de Mulheres Sábias – com Kelly Orasi - às 15h
Três contos sobre mulheres fortes, donas de seus destinos. Para salvar sua vida e das mulheres de seu reino, Sherazade, por meio da milenar sabedoria de suas histórias, precisa restaurar a humanidade de um homem ferido pela traição, o sultão Shariar. Em “A verdade sobre a fábula”, a verdade consegue entrar no palácio do Sultão. Já em “Drashman, a lenhadora”, um rei está à procura de uma mulher sábia para ser sua esposa.


Boca Cheia de Histórias – com Zé Bocca - às 16h
A boca do Zé está cheia de contos de tradição oral e autoral dos quatro cantos do mundo. O público é desafiado e provocado a participar, através de rimas, canções e trava línguas.

Este espetáculo não está em cartaz atualmente

Rua Álvares Penteado, 112 (Centro)

Telefone: 3113-3651 / 3113-3652

Conforto das instalações:

Ótimo

2

Bom

1

Regular

0

Ruim

0

Peças selecionadas

A Bela e a Fera - A História Encantada

A Bela Adormecida

O Arraial de Dudinha, Mariana e a Galinha Pintadinha

Alice no País dos Musicais

João e o Pé de Feijão – O Guarda Histórias

Contos de Bruxas e Princesas

O Pintinho Amarelinho

Cinderela - O Musical

Uma Aventura Congelante no Teatro

Peter Pan e Sininho na Terra do Nunca

Os Saltimbancos