Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Cinema em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Pré-estreias

A Costureira de Sonhos

A Costureira de Sonhos

(Sir, Drama, França/Índia, 99 min., 2018) com Ahmareen Anjum, Vivek Gomberm Geetanjali, Tillotama Shome. Direção: Rohena Gera

Em Mumbai, a jovem viúva Ratna trabalha como serva de Ashwin, um homem de família rica. Embora Ashwin pareça ter tudo, Ratna pode sentir que ele desistiu de seus objetivos e está um pouco perdido. Por outro lado, Ratna, que parece não ter nada, vive cheia de esperança e trabalha com determinação em busca de seu sonho de ser tornar uma estilista. Quando esses dois mundos colidem e os indivíduos se conectam, as barreiras entre esses sentimentos que não condizem com as suas posições sociais vão ficando cada vez mais intransponíveis.

Os Papéis De Aspern

Os Papéis de Aspern

(The Aspern Papers, Drama, EUA, 87 min, 2018) com:: Jonathan Rhys-Meyers, Vanessa Redgrave, Joely Richardson. Direção: Julien Landais.

Na Veneza de 1885, Morton Vint é um ambicioso jovem escritor fascinado com o poeta Jeffrey Aspern. Sem ter certeza do que vai encontrar, ele decide ir atrás das cartas que Aspern escreveu para sua musa e amante Juliana Bordereau.

Estreias

A Espiã Vermelha

A Espiã Vermelha

(Red Joan, Drama/Suspense, Reino Unido, 103 min., 2019) com Judi Dench, Sophie Cookson, Stephen Campbell Moore. Direção: Trevor Nunn.

Em 1938, a britânica Joan Stanley estudava física em Cambridge quando se apaixonou por um jovem comunista. Na mesma época, ela foi convocada pelo Comitê de Segurança Russo (KGB) para atuar como espiã do Governo de Stalin no Reino Unido. Depois de mais de cinquenta anos de serviço muito bem sucedidos, ela foi descoberta e presa pela Serviço de Inteligência Britânico (MI5).

A Grande Dama Do Cinema

A Grande Dama do Cinema

(El Cuento de Las Comadrejas, Comédia, Argentina, 120 min, 2019) com: Clara Lago, Graciela Borges, Oscar Martinez. Direção: Juan José Campanella.

Formando um grupo improvável, uma antiga estrela do cinema mundial, um ator nos últimos dias de vida, um roteirista frustrado e um diretor peculiar, fazem de tudo para preservar o universo lúdico que criaram dentro de uma clássica mansão. Quando dois jovens chegam ao local e ameaçam botar tudo a perder, eles precisam tomar atitudes drásticas.

Antártica Por Um Ano

Antártica Por Um Ano

(Documentário, Brasil, 97 min, 2015). Direção: Júlia Martins.

Por iniciativa da Marinha do Brasil, um grupo de brasileiros - militares ou não - passa um ano inteiro na Antártica, dentro da EACF (Estação Antártica Comandante Ferraz). Eles dividem a sua experiência de passar tanto tempo consecutivo neste local isolado e inóspito.

Kardec

Kardec

(Drama/Biografia, Brasil, 2018) com Leonardo Medeiros, Guilherme Piva, Genézio de Barros. Direção: Wagner de Assis.

A biografia do educador francês Hypolite Leon Denizard Rivail, reconhecido mais tarde como Allan Kardec. Além de tradutor e escritor, Kardec é conhecido por ter codificado o espiritismo, uma das doutrinas mais praticadas no Brasil. Ele escreveu os cinco livros que compõem a Codificação da Doutrina Espírita, entre eles "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "O Livro dos Espíritos".

O Sol Também é Uma Estrela

O Sol Também É Uma Estrela

(The Sun Is Also A Star, Drama/Romance, EUA, 2019) com Yara Shahidi, Charles Melton, Gbenga Akinnagbe. Direção: Ry Russo-Young.

Natasha é uma jovem extremamente pragmática, ela não acredita em destino, apenas em fatos explicados pela ciência. Em menos de doze horas, a família de Natasha será deportada para a Jamaica, mas antes que isso aconteça ela vê Daniel e se apaixona subitamente, colocando todas as suas convicções em cheque.

Em cartaz

A Menina E O Leão

A Menina E O Leão

(Mia et le Lion Blanc, Drama/Aventura/Família, França/Alemanha/África Do Sul, 97 min., 2018) com Daniah De Villiers, Mélanie Laurent, Langley Kirkwood. Direção: Gilles de Maistre.

Mia é uma jovem de 14 anos que desde pequena tem uma profunda amizade com Charlie, um leão branco da fazenda de sua família. Quando seu pai decide vender Charlie para caçadores de troféus, Mia não vê outra opção além de fugir com o leão para salvá-lo.

A Parte Do Mundo Que Me Pertence

A Parte do Mundo Que Me Pertence

(Documentário, Brasil, 84 min., 2017). Direção: Marcos Pimentel.

Pelas ruas de Belo Horizonte, o cineasta mineiro Marcos Pimentel só tem um objetivo: descobrir quais são os sonhos das pessoas que passam por ele. Entre uma menina com síndrome de down que deseja se tornar bailarina e um trabalhador que quer reformar a própria casa, o diretor revela o quanto um sonho é importante para a vida das pessoas.

A Quarta Parede

A Quarta Parede

(Drama, Brasil, 100 min., 2019) com Tutty Mendes, Lucila Miranda Araújo, João Barletta. Direção: Hudson Senna.

Membro de uma importante companhia de Teatro, Teo enfrenta os ossos do ofício da profissão de ator. Ele foi escalado para encenar a peça "Entre Quatro Paredes", de Jean Paul Sartre, mas foi removido do elenco quando o diretor resolveu usar um critério duvidoso para montá-lo: a popularidade dos atores nas redes sociais. Sentindo que seus talentos foram desmerecidos, Teo decide usar as plataformas virtuais para manipular seus colegas de trabalho, mas a brincadeira acaba tendo consequências gravíssimas.

A Sombra Do Pai

A Sombra do Pai

(Drama/Fantasia/Terror, Brasil, 92 min., 16 anos, 2018) com Júlio Machado, Nina Medeiros, Luciana Paes. Direção: Gabriela Amaral Almeida.

Dalva, uma menina de 9 anos, se torna responsável por sua casa quando seu pai, o pedreiro Jorge, fica doente. Órfã de mãe, ela precisa deixar de lado a infância para cuidar do pai, que por sua vez, tem que lidar com a frustração de perder aspectos de sua paternidade.

A Vida De Diane

A Vida De Diane

(Diane, Drama, EUA, 95 min., 2018) com Mary Kay Place, Jake Lacy, Estelle Parsons. Direção: Kent Jones.

Diane é uma viúva na casa dos setenta anos cuja vida é ditada pela necessidade dos outros. Ela passa seus dias levando comida para moradores de rua, visitando amigos no fim de suas vidas e tentando desesperadamente se conectar com seu filho viciado em drogas. Conforme ela vai perdendo essas peças de sua existência, ela se vê obrigada a olhar para si e confrontar sua própria identidade.

Amanda

Amanda

(Drama, França, 107 min., 14 anos, 2018) com Stacy Martin, Claire Tran, Vincent Lacoste. Direção: Mikhaël Hers.

Um homem de 20 anos vive adiando o tempo para tomar decisões mais sérias. Este sonhador solitário sucumbe ao encanto de uma vizinha recém-chegada. Porém, o ritmo descontraído de sua vida aumenta quando sua irmã mais velha é brutalmente morta em um ataque. Agora, ele deve se encarregar de sua sobrinha de sete anos, Amanda.

Amazônia, O Despertar Da Florestania

Amazônia, O Despertar da Florestania

(Documentário, Brasil, 106 min., 2016) Direção: Christiane Torloni, Miguel Przewodowski.

Como o Brasil tem lidado com a natureza e seus recursos naturais no início do século XX? Em que estado se encontra a Floresta Amazônica? A partir de entrevistas com especialistas das mais diversas áreas e com o resgate de figuras históricas, discute-se a noção de florestania, ou seja, a cidadania da floresta, termo necessário para refletir sobre a identidade brasileira.

B.o.

B.o.

(Comédia, Brasil, 75 min., 14 anos, 2019) com Daniel Belmonte, André Pellegrino, George Sauma. Direção: Daniel Belmonte, Pedro Cadore.

Pedro e Fabricio são dois jovens cineastas que tentam de tudo para ter seus roteiros de comédia realizados, mas sempre acabam rejeitados. Frustrados, eles passam a acreditar que não são tão engraçados assim. Quando, em uma última tentativa de conseguir uma carreira, eles decidem fazer um drama de baixo orçamento para passar em festivais, seu futuro no cinema engata e tudo em que eles acreditavam entra em questionamento.

Border

Border

(Gräns, Drama/Fantasia, Suécia/Dinamarca, 110 min., 2018) com Eva Melander, Eero Milonoff, Jörgen Thorsson. Direção: Ali Abbasi.

Tina é uma policial que trabalha no aeroporto fiscalizando bagagens e passageiros. Depois de ser atingida por um raio na infância, ela desenvolveu uma espécie de sexto sentido, fazendo com que seja capaz de “ler as pessoas” apenas pelo o olhar. Isso sempre representou uma vantagem na sua profissão, mas tudo muda quando ela identifica um criminoso em potencial e não consegue achar provas para justificar sua intuição. Após o episódio, ela passa a questionar seu dom, ao mesmo tempo em que fica obcecada em descobrir qual o verdadeiro segredo de Vore, seu único suspeito não legitimado.

Borrasca

Borrasca

(Drama, Brasil, 14 anos, 2017) com Francisco Eldo Mendes, Mario Bortolotto. Direção: Francisco Garcia.

Após a morte de um amigo, Gabriel e Diego conversam em meio a uma noite chuvosa. Os três eram amigos em comum e passam a relembrar momentos que viveram juntos, mas apenas um deles vai ao enterro. O outro se recusou a ir porque sua ex-mulher o traiu com o falecido, mas acabou sabendo pelo amigo que foi como estava o funeral. À medida que conversam, eles não só relembram memórias mas também questionam suas próprias vidas.

Capitã Marvel

Capitã Marvel

(Captain Marvel, Ação/Fantasia, EUA, 2019) com Brie Larson, Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn. Direção: Anna Boden, Ryan Fleck.

Aventura sobre Carol Danvers, uma agente da CIA que tem contato com uma raça alienígena e ganha poderes sobre-humanos. Entre os seus poderes estão uma força fora do comum e a habilidade de voar.

Cemitério Maldito

Cemitério Maldito

(Pet Sematary, EUA, Terror, 2019) Com: Jason Clarke, John Lithgow e Amy Seimetz. Direção: Kevin Kolsch e Dennis Widmyer.

Uma família se muda para uma nova casa, localizada nos arredores de um antigo cemitério amaldiçoado, usado para enterrar animais de estimação, mas que já foi usado para sepultamento de indígenas. Algumas coisas estranhas começam a acontecer, transformando a vida cotidiana dos moradores em um pesadelo.

De Pernas Pro Ar 3

De Pernas pro Ar 3

(Comédia, Brasil, 2018) com Ingrid Guimarães, Maria Paula, Bruno Garcia da Silva. Direção: Julia Rezende.

O sucesso da franquia Sex Delícia faz com que Alice rode o mundo visitando os mais diversos países em uma correria interminável. Sem tempo para se dedicar à família, quem assume a casa é seu marido João, que cuida dos filhos Paulinho e Clarinha, de apenas seis anos. Cansada de tanta agitação, Alice decide se aposentar e entregar o comando dos negócios à sua mãe, Marion. Porém, o surgimento de Leona, uma jovem competidora, faz com que Alice mude seus planos.

Dumbo

Dumbo

(EUA, Família/Aventura, 2019) Com: Colin Farrell, Danny DeVito e Eva Green. Direção: Tim Burton.

Holt Farrier é uma ex-estrela de circo que retorna da guerra e encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. O circo em que trabalhava está passando por grandes dificuldades, e ele fica encarregado de cuidar de um elefante recém-nascido, cujas orelhas gigantes fazem dele motivo de piada. No entanto, os filhos de Holt descobrem que o pequeno elefante é capaz de uma façanha enorme.

Em Trânsito

Em Trânsito

(Transit, Drama, Alemanha/França, 101 min., 2018) com Franz Rogowski, Paula Beer, Godehard Giese. Direção: Christian Petzold.

Quando Georg tenta fugir da França após a invasão nazista, ele rouba os manuscritos de um autor falecido e assume sua identidade. Preso em Marseille, acaba conhecendo Marie, que está desesperada para encontrar seu marido desaparecido - o mesmo que ele está fingindo ser. Para complicar ainda mais, ele começa a se apaixonar por ela.

Entardecer

Entardecer

(Napszállta, Drama, Hungria/França, 142 min., 2018) com Susanne Wuest, Vlad Ivanov, Urs Rechn, Judit Bárdos. Direção: László Nemes

Em 1913, durante o declínio do Império Austro-Húngaro, uma jovem mulher retorna à Budapeste, cidade em que nasceu, depois de anos vivendo em um orfanato. Ela começa a trabalhar na loja de chapéus comandada por parentes distantes sem que eles saibam dos laços que compartilham com a jovem.

Entre Tempos

Entre Tempos

(Ricordi, Drama/Romance, França, 110 min, 2018) com: Luca Marinelli, Linda Caridi, Giovanni Anzaldo. Direção: Valerio Mieli.

Lui e Lei são duas pessoas completamente diferentes entre si, mas que formam um casal intenso e apaixonado. Juntos durante anos, seus sentimentos estão em conflito constante, mostrando uma montanha-russa emocional entre eles: enquanto Lui acredita em um futuro brilhante, Lei não consegue deixar de viver no passado. Ao longo dos anos, o par colecionou frustrações, alegrias, tristezas e angústias.

Imagem e Palavra

Imagem e Palavra

(Le Livre D’Image, Drama, França/Suíça, 84 min., 2018) com Jean-Luc Godard. Direção: Jean-Luc Godard.

Godard parte de montagens de imagens para refletir sobre aspectos do cinema e do mundo. Colando cenas de filmes, de reportagens, de vídeos caseiros e mesmo de desenhos, o cineasta aborda as funções do tempo e do espaço, utilizando em particular o caso das imagens sobre o mundo árabe de como são percebidas pelo mundo ocidental.

Longa Jornada Noite Adentro

Longa Jornada Noite a Dentro

(Di qiu zui hou de ye wan, Drama, China/França, 138 min., 2018) com Tang Wei, Huang Jue, Sylvia Chang. Direção: Bi Gan.

Luo Hongwu volta para sua cidade natal depois ter ficado impune por um assassinato que cometeu há 12 anos. As memórias da mulher que matou voltam à tona. O passado, o presente, a realidade e a imaginação começam a se confrontar.

Los Silencios

Los Silencios

(Drama, Brasil/Colômbia/França, 89 min., 2017) com Enrique Díaz, Adolfo Savinvino, Marleyda Soto. Direção: Beatriz Seigner.

Amparo é mãe de dois filhos pequenos e está fugindo dos conflitos armados da Colômbia. Na tríplice fronteira do país com o Peru e o Brasil, ela e os meninos se abrigam em uma pequena ilha com casas de palafita no Rio Amazonas. No local, eles encontram o pai, que supostamente estava morto.

  • Locais de exibição:
  • Cinearte
  • Espaço Itaú de Cinema - Anexo
Mademoiselle Paradis

Mademoiselle Paradis

(Licht, Drama histórico, Alemanha/Áustria, 97 min., 14 anos, 2017) com Maria-Victoria Dragus, Devid Striesow, Lukas Miko. Direção: Barbara Albert.

Viena, século XVII. Maria Theresia Paradis é uma jovem cega extremamente habilidosa no piano. Na esperança de conseguir curar sua cegueira, seus pais a levam até o dr. Mesmer, um médico que explora métodos alternativos. Após bastante dedicação, ele descobre que Maria na verdade tem gota e consegue fazer com que ela volte a enxergar. É quando a jovem precisa redescobrir o mundo, já que desde a infância apenas ouvia os sons do que estava ao redor de si.

Minha Obra-prima

Minha Obra-Prima

(Mi Obra Maestra, Espanha/Argentina, Comédia, 101 min., 2018) com Guillermo Francella, Luis Brandoni, Raúl Arévalo. Direção: Gastón Duprat.

Arturo é um negociante de arte sem escrúpulos. Ele é amigo há muitos anos de Renzo, um pintor com poucas habilidades sociais. Dispostos a arriscar tudo, os dois desenvolvem um plano mirabolante para se dar bem no mundo da arte.

  • Locais de exibição:
  • Espaço Itaú de Cinema - Anexo
Mormaço

Mormaço

(Drama, Brasil, 96 min., 2018) com Marina Provenzzano, Pedro Gracindo, Analú Prestes. Direção: Marina Meliande.

Ana é uma defensora pública que trabalha contra a remoção da Vila Autódromo, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro que a prefeitura deseja riscar do mapa em virtude das instalações esportivas das Olimpíadas de 2016. Ela mesma está correndo risco de perder sua casa por conta da especulação imobiliária que assola a cidade. Cada vez mais cansada por conta do clima e da árdua luta, de repente ela percebe o surgimento de marcas misteriosas em seu corpo.

Nós

Nós

(Us, Suspense, EUA, 2019) com Lupita Nyong'o, Winston Duke, Elisabeth Moss. Direção: Jordan Peele.

Adelaide e Gabe decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.

O Anjo

O Anjo

(El Ángel, Biografia/Drama, Argentina/Espanha, 118 min., 2018) com Lorenzo Ferro, Chino Darín, Daniel Fanego. Direção: Luis Ortega.

Carlos Robledo Puch está preso há 45 anos, o período mais longo de detenção já registrado na história da Argentina. Durante a adolescência, ele confessou ter cometido onze assassinatos, executado mais de quarenta roubos e uma série de sequestros. Alguns de seus atos criminosos configuraravam-se como uma forma de impressionar Carlos, um amigo íntimo. Quando sua identidade foi revelada para o público, ele ganhou o apelido de "Anjo da Morte", graças aos seus cachos e rosto angelical, tornando-se uma celebridade instantânea no país.

O Gênio E O Louco

O Gênio e o Louco

(The Professor And The Madman, Drama/Biografia, EUA, 2017) Com: Mel Gibson, Sean Penn, Natalie Dormer. Direção: Farhad Safinia.

O filme conta a história real de dois homens ambiciosos que tentam concluir um dos maiores projetos do mundo: a criação do Dicionário Oxford. Um deles é o Professor James Murray, que tomou a decisão de iniciar o compilado, em 1857, e o outro é Doutor W.C. Minor, que contribuiu com mais de 10.000 verbetes para o dicionário estando internado em um hospício para criminosos. Os dois têm suas vidas ligadas pela loucura, genialidade e obsessão.

O Mau Exemplo De Cameron Post

O Mau Exemplo de Cameron Post

(The Miseducation of Cameron Post, Drama, EUA, 91 min., 14 anos, 2018) com Chloë Grace Moretz, Sasha Lane, Forrest Goodluck. Direção: Desiree Akhavan.

Em 1993, a jovem Cameron Post é flagrada com outra garota no baile de formatura. Ela é então enviada pela tia para um centro religioso que afirma curar jovens atraídos pelo mesmo sexo, mas para se submeter ou não ao suposto tratamento, a adolescente precisa antes descobrir quem é de fato. Baseado no livro homônimo de Emily M. Danforth.

Pokemon Detetive Pikachu

Pokemon Detetive Pikachu

(Pokémon Detective Pikachu, Aventura, EUA, 2019) com Suki Waterhouse, Justice Smith, Kathryn Newton. Direção: Rob Letterman.

O desaparecimento do detetive Harry Goodman faz com que seu filho Tim parta à sua procura. Ao seu lado, ele conta com Pikachu, o antigo parceiro Pokémon de seu pai, que perdeu a memória recentemente. Juntos, eles percorrem as ruas da metrópole de Ryme City, onde humanos e Pokémon vivem em harmonia... por enquanto.

Shazam!

Shazam!

(Ação/Fantasia, EUA, 2019) Com: Zachary Levi, Asher Angel, Mark Strong. Direção: David F. Sandberg.

Billy Batson tem apenas 14 anos de idade, mas recebeu de um antigo mago o dom de se transformar num super-herói adulto chamado Shazam. Ao gritar a palavra SHAZAM!, o adolescente se transforma nessa sua poderosa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo, ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Sivana.

Superação - O Milagre Da Fé

Superação - O Milagre da Fé

(Breakthrough, Drama, EUA, 116 min., 10 anos, 2019) com Chrissy Metz, Mike Colter, Topher Grace. Direção: Roxann Dawson.

John Smith, um menino de 14 anos, passeava com a família em uma manhã de inverno no Lago St Louis, no Missouri, quando, acidentalmente, sofreu uma queda e se afogou. Chegando ao hospital, John foi considerado morto por mais de 60 minutos até que sua mãe, Joyce Smith, juntou todas as suas forças e pediu a Deus para que seu filho sobrevivesse. Sua prece poderosa foi responsável por um milagre inédito.

Todos Já Sabem

Todos Já Sabem

(Todos lo saben, Suspense/Drama, Espanha/França/Itália, 133 min., 2018) com Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín. Direção: Asghar Farhadi.

Quando sua irmã se casa, Laura retorna a Espanha natal para acompanhar a cerimônia. Por motivos de trabalho, o marido argentino não pode ir com ela. Chegando no local, Laura reencontra o ex-namorado, Paco, que não via há muitos anos. Durante a festa de casamento, uma tragédia acontece. Toda a família precisa se unir diante de um possível crime de grandes proporções, enquanto se questionam se o culpado não está entre eles. Na busca por uma solução, segredos e mentiras são revelados sobre o passado de cada um.

Tudo O Que Tivemos

Tudo O Que Tivemos

(What They Had, Drama, EUA, 98 min., 2018) com Hilary Swank, Taissa Farmiga, Michael Shannon. Direção: Elizabeth Chomko.

Junto com a filha adolescente Emma, Bridget precisa viajar de volta para a casa da sua mãe, Ruth, após ela acordar de madrugada e sair caminhando por uma tempestade de neve devido ao Alzheimer. No retorno a sua casa, Bridget precisa lidar com o teimoso pai Burt e o irmão Nicky, enquanto discutem sobre colocar Ruth em uma casa de cuidados para a memória ou não.

Tunga, O Esquecimento Das Paixões

Tunga, O Esquecimento das Paixões

(Documentário, Brasil, 73 min., 2018) com Mariana Lima, Tunga, Cildo Meireles. Direção: Miguel De Almeida.

O diretor Miguel De Almeida constrói sua visão da vida e da obra de Tunga, registrando o universo criativo e afetivo do escultor, desenhista e artista performático, a partir de fragmentos de obras, instalações e performances. O filme apresenta um farto material, incluindo uma instalação na pirâmide do Louvre, do artista que foi o único no mundo a expor arte contemporânea no prestigiado museu.

Um Amor Inesperado

Um Amor Inesperado

(El Amor Menos Pensado, Argentina, Comédia Romântica, 128 min., 12 anos, 2018) com Ricardo Darín, Mercedes Morán e Claudia Fontán. Direção: Juan Vera.

Marcos e Ana são casados há 25 anos. Com a ida do único filho do casal para o exterior, os dois começam a se questionar sobre o futuro do relacionamento e decidem se separar para viver novas experiências. Em meio a aventuras bem-humoradas e descobertas sobre o amor e a rotina, os dois terminam, cada um, por encontrar um romance inesperado.

Varda por Agnès

Varda por Agnès

(Varda par Agnès, Documentário, França, 116 min., 2019) com Agnès Varda. Direção: Agnès Varda.

De mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, a diretora Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico. A cineasta dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denomina de “cine-writing”, uma espécie de fórmula utilisada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções, revisando a sua carreira de maneira única e emocionante, neste filme que encerra a sua carreira de 64 anos.

Vidas Duplas

Vidas Duplas

(Doubles Vies, Comédia/Drama, França, 107 min., 2018) com Guillaume Canet, Juliette Binoche, Vincent Macaigne. Direção: Olivier Assayas.

Alain é um bem-sucedido editor parisiense com dificuldade em se adaptar à revolução digital. Ele tem grandes dúvidas sobre o novo manuscrito de Léonard, um de seus autores de longa data, que lançará um trabalho de autoficção, reciclando seu caso de amor com uma celebridade. Selena, a esposa de Alain, famosa atriz de teatro, é de opinião contrária e elogia a publicação.

Vingadores: Ultimato

Vingadores: Ultimato

(Avengers: Endgame, Ação/Fantasia, EUA, 2019) com Frank Grillo, Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Scarlett Johansson. Direção: Joe Russo, Anthony Russo.

Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores precisam lidar com a dor da perda de amigos e seus entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço sem água nem comida, Steve Rogers e Natasha Romanov precisam liderar a resistência contra o titã louco.

Mostras

8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é um evento anual que contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates, a Mostra amplia e enriquece discussões socioambientais que envolvem a totalidade de nossa sociedade. Desde 2012, o festival já exibiu mais de 500 filmes de todos os continentes para um público de mais de 270 mil espectadores na capital, interior e litoral de São Paulo e em itinerâncias no Rio de Janeiro e em Brasília. A oitava edição conta com rica programação de filmes nacionais e internacionais, além de debates em torno de temas como urbanização, trabalho, recursos naturais, saúde, economia, entre outros. Confira a programação aqui.

Cine Segunda: Mostra Queer

Cine Segunda: Mostra Queer

O Cine Segunda apresenta no mês de maio a Mostra Queer, que consiste na exibição de filme cujas temáticas abordam as transgressões no terreno da sexualidade e gênero. Serão apresentados gratuitamente ao público os filmes Corpo Elétrico, Divinas Divas, Meu Corpo é Político e Uma Mulher Fantástica. Confira a programação completa aqui.

CineClubinho do CineSESC

CineClubinho do CineSESC

Todo domingo de manhã tem CineClubinho no CineSesc. A exibição começa às 11h, mas a diversão e a distribuição de ingressos começam 1h antes. Venha se divertir e aprender no cinema. Confira a programação .

Cinema do Mundo Árabe

Cinema do Mundo Árabe

A mostra Cinema do Mundo Árabe explora a entidade geopolítica conhecida como “mundo árabe” e sua complexa produção cinematográfica. A curadoria foi realizada por Richard Peña, professor emérito da Columbia University, em parceria com o CINUSP, compondo uma introdução à história e ao desenvolvimento desse cinema. A mostra conta com o apoio do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe). Confira a programação completa aqui.

Cinematographo

Cinematographo

Em 2019, o MIS e a Sony Pictures Home Entertainment se uniram para exibir grandes clássicos no Cinematographo, programação mensal do Museu que tem como objetivo resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema. Na edição de maio, os cinéfilos podem ver (ou rever) o sucesso Brilho eterno de uma mente sem lembranças, do diretor Michel Gondry, no dia 19, domingo. Acesse o site para mais informações.

Janela forumdoc.bh

Janela forumdoc.bh

O evento apresenta obras audiovisuais que se destacaram no forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, incluindo filmes da Mostra Cinema Brasileiro e Afro-Religiões e da Mostra Contemporânea Brasileira, divididos em quatro sessões. Confira a programação completa aqui.

Japão - Drama e Humor

Japão - Drama e Humor

A mostra traz filmes, de 15 de maio a 27 de maio, que abordam a diversidade do cinema japonês apresentando a cultura e a tradição em diversos temas. Variedade de títulos de drama, romance e comédia ambientados em diferentes épocas. Confira aqui a programação completa.

Retrospectiva Nelson Pereira

Retrospectiva Nelson Pereira

A partir de novembro, o IMS Paulista apresenta uma retrospectiva integral do cineasta Nelson Pereira dos Santos (1928-2018), falecido em abril. Um dos precursores do cinema novo, o diretor construiu uma carreira ampla, com diferentes formatos e estilos. Todos seus longas-metragens – um total de 25 títulos – serão exibidos no centro cultural ao longo de um ano. Em novembro, serão apresentados os dois primeiros longas-metragens do cineasta: Rio, 40 graus (1955) e Rio, Zona Norte (1957), projetados em cópias restauradas em DCP. Saiba mais aqui.

Sessão das 3

Sessão das 3

A cada mês um tema diferente, com 4 ou 5 filmes selecionados, exibidos em alta resolução, oferecendo ao público um panorama de clássicos do cinema. Acesse a programação da Sessão das 3 para mais informações.

Virada Cultural no CineSesc

Virada Cultural no CineSesc

Com duração de 24 horas, o CineSesc, nos dias 18 de maio e 19 de maio, traz uma sequencia de incríveis filmes em sessões até a madrugada e intervenções musicais. Programação completa:
Dia 18 de maio
18H - Ou Tudo ou Nada (90 min)
20h - Carlos Navas
21h – Embalos de Sábado à Noite
23h59 – Carrie A Estranha (100 min)
Dia 19 de maio
02h – Boogie Nights (156 min)
11h – A Pequena Sereia (85 min)
15h – Studio 54 o filme 93 min)
17h - Studio 54 – documentário (100 min)

Virada Megalobox

Virada Megalobox

Em um futuro distópico, Junk Dog é um lutador de boxe que participa de lutas arranjadas em ringues clandestinos de Megalobox, esporte popular onde os competidores utilizam um exoesqueleto chamado Gear. Um dia, o atual campeão do esporte cruza o caminho de JD e eles se envolvem em uma disputa. JD parte numa jornada para derrotar o "rei dos reis" e sonha com a vitória no Megalonia, maior campeonato mundial de Megalobox. Será exibida durante toda a Virada Cultural em maratona, confira a programação completa no site.

Virada Tarantino

Virada Tarantino

Com um novo filme na esquina, o diretor Quentin Tarantino provavelmente volta aos holofotes dos grandes festivais do primeiro semestre de 2019. Com este gancho, o Centro Cultural São Paulo, a Spcine e a Virada Cultural trazem uma maratona de seus filmes, incluindo a versão integral de Kill Bill. Confira a programação no site.

Sessões especiais

Aranhaverso no MIS

No dia 18 de maio, o MIS recebe a exibição do longa Homem-Aranha no Aranhaverso. A sessão integra a programação paralela da exposição Quadrinhos, maior retrospectiva do gênero já feita no Brasil. Antes da exibição o público pode acompanhar um bate-papo com especialistas e outras atividades.
Confira a programação completa
aqui.

Cine Phenomena

Cine Phenomena participa da Virada Cultural de São Paulo, realizada de 18 a 19 de maio. Durante mais de 20 horas, o espaço Ademar Guerra, que compõe o porão do Centro Cultural São Paulo, será palco de uma programação gratuita voltada ao cinema nipônico.

Com o tema "Deuses e Monstros do Japão", o projeto apresenta nove filmes e uma coreografia, "Corporis", criada especialmente para o evento pela Companhia de Dança Projeto Kiwa. Ela será apresentada na abertura, antes da exibição do longa "Daimajin", que terá audiodescrição.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 de maio

23:59h - Performance Corporis" + exibição de "Daimajin (1966)

Dia 19 de maio

02h - Memories (1995)
04h - Tetsuo - The Iron Man (1989)
05h30 - Godzilla vs Destoroyah (1995)
11h - Gantz: 0 (2016)
13h20 - Zeiram
16h - Tokyo Tribes (2014)
19h - Wicked City (1887)
20h30h - Kuroneko (1968)

Cinelândia

Para comemorar os 20 anos de Clube da Luta, a Cinesala fará a 3ª edição da Cinelândia com duas sessões exclusivas em cópia restaurada do cultuado filme de David Fincher com Brad Pitt e Edward Norton. O evento reúne, além do filme, música e drinks e acontece somente nos dias 8 e 16 de maio, a partir das 20h, com início do filme às 21h30.
Ingressos à venda somente online. Saiba mais aqui.

Clube do Professor

A Grande Dama do Cinema
Formando um grupo improvável, uma antiga estrela do cinema mundial, um ator nos últimos dias de vida, um roteirista
frustrado e um diretor peculiar, fazem de tudo para preservar o universo lúdico que criaram dentro de uma clássica
mansão. Quando dois jovens chegam ao local e ameaçam botar tudo a perder, eles precisam tomar atitudes drásticas.
CineArte
Dia 19/05 às 11:30 - Sessão somente para professores cadastrados.
Varda por Agnès
De mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, a diretora francesa Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela
sua experiência com o fazer cinematográfico. A cineasta dá um enfoque especial no método de storytelling que ela
denomina de "cine-writing", uma espécie de fórmula utilisada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções.
Dia 18/05 às 11:00 - Sessão somente para professores cadastrados.
Mademoiselle Paradis
Uma pianista cega que vive na Viena do século XVIII forma um relacionamento extraordinário com o médico que está
tentando restaurar sua visão.
Dia 18/05 às 11:00 - Sessão somente para professores cadastrados.

Sessão Cinematerna

Criado em 2008, o CineMaterna promove sessões exclusivas para mães e pais com bebês de até 18 meses. As salas Cinemark são equipadas especialmente para proporcionar todo o conforto e segurança necessários. A altura do som é mais baixa, a temperatura do ar-condicionado é mais amena e luzes leves mantém o espaço iluminado. Trocadores de fraldas, tapetes emborrachados e brinquedos ficam disponíveis durante a sessão. Além disso, depois do filme, é servido um café para que todos possam compartilhar suas experiências em um bate-papo descontraído. O Cinemark exibe o filme Vingadores: Ultimato – no CineMaterna deste mês. As famílias se divertem juntas com a nova programação de 2019 do programa que promove sessões especiais todos os meses no shopping center sempre com um filme escolhido pelo público através de votação na internet.
Neste mês, a exibição acontece no dia 22, quarta-feira, às 14h10, e os 10 primeiros a chegarem ganham ingresso cortesia.